top of page
Buscar
Foto do escritorJuliana Navarro

Astrologia Sumeriana

Os estudos sobre astrologia são desenvolvidos pelo homem há milênios e contribuem sobremaneira para a compreensão da individualidade de cada Ser.


Os astros são - desde tempos remotos - importantes guias para o homem e o seu desenvolvimento. Do ponto de vista físico, os astros determinam o movimento de massas, são usados como orientadores de direção e de marcos temporais e também determinantes para uma série de atividades que o homem desenvolve - a agricultura e a pesca, por exemplo. Do ponto de vista psíquico, sempre se estudou a influência dos astros sobre a estrutura psíquica de cada indivíduo e também do coletivo a partir da mitologia, dos contos e histórias. Em outros tempos, como no antigo Egito, a título de exemplificação, astrologia e astronomia nunca foram desassociadas e os antigos sacerdotes eram também os grandes pesquisadores e estudiosos da civilização, assim como os cientistas de hoje em dia.


Com o Renascentismo e Iluminismo, houve também um processo de compartimentalização dos saberes e em "caixinhas" e isso fez com que astrologia e astronomia se separassem. Além disso, a astrologia foi reduzida em seu patamar de ciência, por não se encaixar no que o método científico criado entendia como passível de validação. Além disso, houve uma certa distorção sobre a astrologia e sua importância especialmente quando ela passou a ser associada com as "previsões de jornal", especialmente dos cadernos de lazer.


Ainda assim, os estudos profundos e o olhar sério e realmente valoroso sobre a astrologia permaneceu ao longo do tempo, mesmo que de forma velada em alguns recortes temporais da história. E sempre se mostrou como um compêndio de saberes altamente certeiro quando aplicados com seriedade sobre o que se propunha a analisar.


É importante ressaltar que astrologia não é ciência, mas precisamos relembrar que existem muitas formas de se gerar conhecimento, que pode ser categorizado como científico, religioso, filosófico ou empírico. A ciência á uma dessas formas, mas não é a única. A astrologia não se categoria como ciência por não se encaixar nos moldes do método científico e ainda assim isso não diminui seu valor.


Autoria da imagem: Jacob Behmen

O propósito maior da astrologia não é tentar mudar o destino de alguém, mas preenchê-lo através do desenvolvimento da consciência. | Stephen Arroyo


Astrologia e estudos da consciência


O estudo do mapa natal de uma pessoa demonstra - do ponto de vista psíquico e anímico - predisposições, tendências de comportamento, desafios, características, habilidades. A partir dos arquétipos, símbolos e associações possíveis, é possível desvendar muito do que aquele Ser traz em sua essência. Por isso, a aplicação conjunta dos estudos sobre consciência e astrologia proporcionam muita clareza sobre o processo de autoconhecimento do indivíduo que se propõe a se conhecer.


Para a Alquimia, a astrologia é um pilar fundamental de conhecimento, pois direciona o entendimento importante e profundo sobre o comportamento da natureza, do homem e do coletivo. Diferente da astrologia contemporânea, a astrologia sumeriana é ainda mais antiga e profunda no estudo da consciência do indivíduo e nas correspondências possíveis com o Todo.


A astrologia sumeriana estuda e aprofunda a relação e correspondência dos astros com nossa estrutura física e psíquica, nos permite entender nossos desafios de alma e espírito, possibilita a análise de possíveis somatizações físicas, abre espaço para compreensão de aspectos ocultos e inconscientes que nos habitam individualmente, e inclusive mostra possibilidades de mudança de atitude e até atuação terapêutica, já que os astros também são direcionadores de nossa caminhada e também em processos como por exemplo a feitura dos remédios alquímicos.


Para os alquimistas, há uma correspondência energética entre os astros e signos com metais e plantas e isso possibilita grande personalização no tratamento de cada indivíduo. No universo imagético da Alquimia, há símbolos que demonstram a importância do mapa ao trazer a figura dos indivíduos com o mapa tatuado nas costas. Ali, está presente a ideia de que cada indivíduo é um universo em si mesmo.

Comments


bottom of page