top of page
Buscar
Foto do escritorJuliana Navarro

Alquimia

A Alquimia é um grande compêndio de saberes que versam sobre a observação da natureza e de como nos relacionamos com ela.


Sua essência se faz presente na origem de seu nome: "Al" se refere a Deus e "Kimiya" significa "trabalho com as mãos". Por isso, é considerada uma grande corrente ancestral de conhecimento sobre a matéria, energia, a Criação, sua natureza oculta e suas transformações. A partir do objetivo de busca da pedra filosofal, material supostamente capaz de transmutar metais em ouro, os alquimistas desenvolveram um grande corpo de conhecimento e pesquisa ao longo de milênios e, assim, contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento de diferentes áreas do saber: mineração, metalurgia, farmácia, medicina, botânica, química, astrologia, astronomia e também arte, filosofia, misticismo, ocultismo, entre tantas outras.


Apesar de reduzida a "química da Idade Média", a Alquimia é mais antiga, ampla e profunda do que essa expressão propõe e ainda traz um grande adendo e diferencial se comparamos à ciência: há indiscutivelmente a crença no Criador. E isso não a torna uma corrente religiosa, seita ou qualquer coisa nesse sentido - o que também é uma grande distorção - muito pelo contrário: justamente a pressuposição de existência de Deus (por isso "Al" em seu nome) é o grande gatilho para o olhar profundo, investigador e filosófico a que se propõe. É também o impulsionador para navegar sobre o grande Mistério que envolve o Criador.


Por isso, quando se fala da transmutação de metais, um alquimista não trata somente da busca literal da transformação de chumbo em ouro e de outros aspectos da matéria, mas também traz o viés de transformação interna do indivíduo, a partir de uma percepção e evolução consciencial.


Um alquimista é um grande observador e pensador que se coloca a serviço da natureza e da evolução da Criação. E por isso se percebe diante de conhecimentos potentes que, a partir de busca interior e um trabalho individual hercúleo, podem ser aplicados como um verdadeiro agente de mudança no Todo.


Imagem: Splendor Solis

O pai de tudo, o Thelema do mundo está aqui. Sua força e potência serão completas se convertidas em terra. | Hermes Trismegisto

Não à toa, os alquimistas também foram muito perseguidos, tamanha a importância e potência de seu saber. Mas ainda assim, o conhecimento sempre esteve presente ao redor do globo e ao longo de diferentes tempos, e assim permaneceu como prática ancestral, transmitida oralmente ou através de conteúdos imagéticos e simbólicos, claramente criptografando o saber alquímico essencial.



Alquimia e Psicoterapia


Um dos principais pensadores modernos que propõe a interpretação dos conhecimentos alquímicos aplicada ao estudo da psique humana é Carl Gustav Jung. Não só ele como diversos estudiosos pós-junguianos buscam o olhar da alquimia para entender a psique humana e principalmente o inconsciente.


Mas a Alquimia é ainda mais ampla, pois trata deste conhecimento do Todo, da conexão do indivíduo com o universo e a criação, a correspondência entre as energias, o comportamento e a constituição da energia na natureza. Isso faz com que ela seja também uma grande ferramenta na transformação do Ser e na natureza a favor da evolução de toda a Criação. Com isso, os preparados espagíricos, as práticas meditativas, e entre outras inúmeras ferramentas terapêuticas que a Alquimia possui se apresentam também como importantes propulsores no processo de evolução do indivíduo e do Todo.


Jung e muitos pensadores pós-junguianos se debruçam sobre o estudo da Alquimia consciencial, o que chamamos de "via úmida", mas a Alquimia abrange um espectro muito maior que reúne também a chamada "via seca" ou transformação da matéria, o que é alcançado pela aplicação prática dos conhecimentos alquímicos. Quando é conjunta a transformação em ambas as vias, temos a chamada "via breve".


Eu, particularmente, vejo a Alquimia como uma grande Obra de Arte. Ela convida a olhar absolutamente tudo com um sentimento e percepção muito distintos, amplos e com isso permite enxergar como tudo é absolutamente conectado e tem explicação. Ela permite construir o que chamamos de pensamento redondo: tudo se conecta e tem explicação perfeitas, inclusive nas imperfeições. Cada peça dos estudos que realizei - e que sigo realizando - encontra um lugar perfeito no quebra-cabeça do Todo quando vista sob a ótica alquímica. Por isso, a Alquimia é o alicerce e a estrutura de toda a minha condução na construção do processo terapêutico junto com o paciente.

Comments


bottom of page