top of page
Buscar
Foto do escritorJuliana Navarro

Sistemas Florais

Os florais são uma ferramenta fantástica para o tratamento dos aspectos energéticos do Ser. São remédios que se valem da essência vibracional das plantas para cuidar dos corpos sutis, justamente onde os remédios físicos não conseguem atuar.


Florais são remédios naturais feitos a partir de flores colhidas no auge da florada. De forma geral, são extratos líquidos preparados a partir de diferentes métodos aos quais as flores são expostas (método solar. fervura, infusão, decocção, entre outros). Eles se baseiam no fato de que as plantas carregam, além dos princípios ativos, também os princípios energéticos. A partir da ideia de que a flor é a entrega mais sutil, bonita e organizada do ser vivo (planta) à Mãe Natureza, essa parte da planta é utilizada para trabalhar também os aspectos sutis do ser humano.


Assim sendo, os florais são basicamente essências vibracionais, obtidas a partir do elemento água, cujas características marcantes são - na visão da Alquimia - adaptabilidade, compaixão e memória. A água ,portanto, funciona como veículo que carrega a frequência energética da planta infusionada. Por isso, alcança os corpos sutis do ser humano, justamente onde a alopatia e os princípios físicos somente não conseguem atuar. Por isso, tratam a causa das chamadas "dores de alma", que podem, a partir deste ponto de vista, serem compreendidas como desajustes energéticos no campo do Ser.

Autoria da imagem: Creature Comforters

Trate a causa, não o efeito. | Edward Bach.

Existem vários sistemas florais: Saint Germain, Minas, Florais da Lua, Pacífico, Busch Australiano, California, Alaska, Amazônia, Hawaii, Filhas de Gaia, entre tantos outros. O mais famoso e mundialmente difundido é o Sistema Floral de Bach, criado em 1930 pelo Dr. Edward Bach e, por isso, é uma das ferramentas que uso no tratamento dos pacientes, especialmente aqueles que vivem fora do Brasil.


Florais de Bach


Edward Bach foi um médico inglês, homeopata, bacteriologista e imunologista que criou o sistema floral de Bach nos idos dos anos 1930. Bach acreditava muito no fato de que as doenças eram manifestações físicas de distúrbios inicialmente energéticos, psíquicos e mentais. A manutenção de determinados padrões levava o ser humano a desordenar parte de sua energia e isso poderia ser tratado a partir da natureza das plantas. Ou seja, a energia proveniente das flores tratariam dos aspectos sutis que restauravam o equilíbrio mental e emocional e, por consequência, o físico.


Seu sistema floral é baseado no feitio de essências vibracionais de 38 flores, cada uma com um propósito específico, mas todas destinadas a dar ao paciente o apoio necessário no enfrentamento de doenças e distúrbios, especialmente os emocionais e sutis que impedem a cura física.


Por atuarem no campo sutil do Ser, podem ser administrados junto a outros tratamentos e medicamentos, não apresentam contraindicação e tampouco riscos de interação medicamentosa. Sua ação é suave e podem ser usados em pessoas de diferentes idade, animais e plantas. Os efeitos dos florais de Bach são notados principalmente no Ser e em seu comportamento e não na doença ou seus sintomas.


Atualmente, as tinturas - a partir das quais são manipulados os florais de Bach em todo o mundo - são feitas na Inglaterra, no Bach Centre.

Comments


bottom of page