top of page
Juliana Navarro Terapeuta

Deixe eu me apresentar...

A minha formação como psicoterapeuta surgiu a partir de um lugar pouco comum e que, ao longo do tempo, foi se mostrando como uma caminhada em que todos os passos se conectavam e faziam sentido, mesmo que à primeira vista parecessem incomuns ou até dissonantes.

 

Isso foi ótimo, porque me permitiu explorar o que eu tinha como potência a ser disponibilizada para o mundo de forma múltipla e bastante particular. Vou te contar um pouquinho sobre essa história, afinal, isso talvez me permita chegar um pouquinho mais perto de você e humanize nosso contato que aqui acontece em um ambiente virtual.

Minha caminhada

Minha caminhada como psicoterapeuta começou a partir de um momento de uma profunda transformação individual. Eu me formei em Administração e sempre gostei muito do exercício da gestão e da organização. É algo que sempre foi muito fácil e fluido para mim, tanto é que se fez presente muito nas brincadeiras de infância. Ainda na faculdade, segui o caminho da consultoria em gestão como possibilidade de exercício múltiplo do que era a administração, pois me permitia estar em projetos diferentes, atuando em soluções distintas, pensando em possibilidades, caminhos e estratégias multifacetados. Organizar o pensamento e ver mudanças práticas e efetivas a partir disso era algo que alimentava muito a Juliana Administradora.

Não à toa, trabalhei por mais de 10 anos com consultoria em gestão em várias empresas: das micro às multinacionais, de diferentes setores  e mercados (metalurgia, mineração, siderurgia, varejo, saúde, serviços, governo, terceiro setor, educação), nacionais e internacionais, propondo diferentes soluções (processos, projetos, gestão orçamentária, finanças, estratégia, operação, dentre outros). Mas ao longo do tempo, muitos aspectos do ambiente corporativo começaram a me fazer questionar algo que era mais profundo. Ainda que muito trabalhadora, esforçada, inteligente, eficiente e capaz, começou a ficar exaustivo ter que sempre - a cada novo projeto e nova equipe - trabalhar diante de uma pressão gigante, ter que priorizar o trabalho, provar que era possível, que podia ser ouvida. Ser mulher, pequena (sim, sou baixinha!), jovem em um ambiente bastante competitivo, numa sociedade patriarcal era mais um componente de desafio nessa história.

Caminhada e propósito

Foi  a partir de muito questionar o rumo que a vida estava tomando e, já que havia uma demanda grande em lidar com os jogos de poder e a mente humana no trabalho, comecei a querer investigar e ter ferramentas para aprender a lidar melhor com toda a complexidade que os relacionamentos humanos traziam. Neste momento eu - que já fazia terapia - comecei um processo profundo de estudo e formação em diferentes ferramentas, uma delas a psicanálise. Ao mesmo tempo, buscava estudar e pesquisar as mudanças de alguns paradigmas sociais e institucionais, iniciativas inovadoras em educação, novas formas de configuração empresarial, novas possibilidades de exercício de uma economia mais consciente, colaborativa e respeitosa. 

 

Esse processo de estudo múltiplo e buscas diferentes foi fundamental não só porque comecei a ter instrumento para lidar, compreender e sentir com mais fluidez as relações que se apresentavam para mim, como também porque via que toda a minha facilidade de pensamento estratégico sobre as organizações também poderia ser aplicada ao estudo das pessoas. E qual não foi minha surpresa ao descobrir que eu gostava muito disso também? Eu, aquela que dizia que a maior dificuldade era lidar com os estudos de RH na faculdade, estava mergulhada no universo humano e apaixonada por isso.

Nesse processo de busca, a Alquimia se revelou para mim novamente e, a partir de então, um novo mundo se abriu e meu olhar se transformou como nunca. O conhecimento alquímico é, ao meu ver, uma verdadeira Obra de Arte, porque ela nos permite enxergar o mundo, as pessoas, as relações, o Todo de forma muito profunda, conectada, que faz sentido. Estudar Alquimia me permitiu aprofundar sobremaneira em tudo o que eu havia estudado (e sigo estudando), porque ela descortina o olhar sobre absolutamente qualquer coisa que se apresenta na vida.

Comecei os atendimentos psicoterapêuticos de forma bastante orgânica e leve enquanto seguia no mundo corporativo. E, ao longo do meu próprio processo, a consultoria foi dando lugar ao consultório que crescia cada dia mais, abrindo espaço para o exercício da psicoterapia. Ao mesmo tempo, o exercício da consultoria - que sempre foi algo que gostei muito - tomou novos formatos e passei a trazer uma visão muito distinta, mais profunda, complexa e até mais interessante sobre minha atuação enquanto administradora, pois passei a enxergar as empresas, os grupos, instituições e até ideias como organismos vivos.

 

Apesar da minha formação aparentar ser um caminho tortuoso, esse percurso me deu a possibilidade de aprender e estudar diferentes ferramentas, abordagens e olhares sobre o Ser humano e a Alma humana. O olhar múltiplo e plural sobre os instrumentos de alcance e de manejo da psique, além da busca de enxergar integralmente o Ser e percebê-lo como um universo inteiro, trouxeram à tona uma nova Juliana que se somava às demais: a Juliana Psicoterapeuta, aquela que se coloca a serviço da troca, sempre a favor de trabalhar em prol do processo evolutivo do outro, que acaba sendo meu também.

Terapia Alquímica Online

Sou muitas Julianas. Sou mulher, sou filha, sou mãe, sou menina, sou esposa, sou amiga, sou psicoterapeuta, sou administradora, sou consultora, sou estudante, sou educadora, sou pesquisadora, sou mulher, sou anciã, sou alquimista. São muitos meus papéis e faces. Mas sou, acima de tudo, alguém que segue buscando se (re)conhecer para poder ajudar o outro a se (re)conhecer também. Acredito que isso seja fundamental, pois como terapeuta preciso ter repertório para ajudar quem se apresenta no meu caminho e só consigo levar o outro até onde eu cheguei. Acredito que poder ajudar uma pessoa a se transformar muda a mim, muda o outro e, assim, mudamos o mundo.

Juliana Navarro Alquimia

Saberes

CRT 51567

  • Pesquisadora e Educadora: Logos Instituto de Alquimia

  • Psicanálise - Instituto Lumni

  • Apometria clínica - Instituto Lumni

  • Retrocognição e Terapia de Vidas Passadas - Instituto Lumni

  • Técnicas Lumni - Instituto Lumni

  • Psicologia Junguiana e Pós-Junguiana - Centre of Applied Jungian Studies

  • Terapia Alquímica - Instituto Logos

  • Bioprogramação - Instituto Logos

  • Espagiria: Florais e Compostos Alquímicos - Instituto Logos

  • Aromaterapia Alquímica - Instituto Logos

  • Saberes Femininos Aplicados - Faculdade Itecne Madalena Sofia

  • Ativismo Quântico com Amit Goswami - Quantum Academy

  • Fitoterapia e Plantas Medicinais - Renata Azeredo - Certificado 128383BR

  • Administração - UFMG

  • MBA em Marketing Estratégico - ESPM-Rio

  • Curso Semente (Inovação em Educação) com: Ana Thomaz, Dominic Barter, José Pacheco, Renato Noguera e Viviane Mosé - Casa S.oul

  • Curso Fazer a Ponte no Brasil (inspiração Escola da Ponte de Portugal) - Aquifolium Educacional

  • Curso Balanced Scorecard, por Symnetics (Organização UBQ/BDMG)

  • Curso Creativity, Innovation and Transformation - University of Pennsylvania 

  • Curso Design Thinking for Business Innovation - University of Virginia

  • Curso Design: Creation of Artifacts in Society - University of Pennsylvania 

  • Palestrante Pechakucha Rio 2016

  • Facilitadora de Círculos, Estudos e Vivências do Feminino

  • Publicação do artigo " Investigação sobre insatisfações de crianças com a educação formal: hipóteses para novos modelos" na Revista Pedagogia em Ação Ed. 2016 v.8 n. 1 - Periódicos PUC Minas

  • Publicação do artigo “Aplicação das Práticas do PMBoK® na Célula de Projetos da UFMG Consultoria Jr” nos anais do IV Encontro Anual de Gerenciamento de Projetos do PMI®-MG - Ed. 2008.

bottom of page